Santa Catarina pode ter ciclone com “perigo potencial”, diz Inmet
Outros setes estados também estão em monitoramento por conta do fenômeno
Santa Catarina está sob “alerta amarelo” com “perigo potencial” de tempestades e chuvas intensas, em razão da passagem de um ciclone extratopical. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), outros setes estados também estão em monitoramento por conta do fenômeno: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Amazonas, Roraima e Sergipe.
Segundo o órgão, as consequências do fenômeno já poderão ser sentidas a partir desta quarta-feira (12), podendo se estender até a manhã de sexta-feira (14). A previsão do tempo aponta para tempestades e temperaturas baixas, porém, nos estados do Amazonas, Roraima e Sergipe, as chuvas são causadas pelo transporte de umidade. Conforme o Inmet, a formação de um ciclone extratropical está associada a uma frente fria que deve avançar para além do Sul do país, em áreas também do Sudeste e Centro-Oeste. Nessas áreas, existe a tendência de queda de 10°C a 12°C com relação ao observado no dia anterior.
A Marinha do Brasil emitiu uma nota alertando que o ciclone poderá provocar ressaca, com ondas de altura de até 4,5 metros, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), entre as noites de quarta (12) e sexta-feira (14). O fenômemo também poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e São Paulo, de Laguna (SC) a São Sebastião (SP), com ventos de até 100 km/h.