Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
SEGURANÇA

Operação da PM reforça combate à violência contra idosos em SC

A intenção é ampliar a proteção dos idosos e combater casos de agressão física, psicológica, moral e patrimonial, muitas vezes praticados dentro do ambiente familiar

Por Redação

A Polícia Militar de Santa Catarina deu início nesta semana à Operação Virtude, uma mobilização que busca reforçar o combate à violência contra idosos em todo o estado. A ação integra uma campanha nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e ocorre durante o Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e prevenção de abusos contra a população idosa.

Até o dia 29 de junho, policiais realizarão palestras, visitas a instituições de longa permanência, orientações à comunidade e fiscalizações voltadas à identificação de situações de risco. O foco é ampliar a proteção dos idosos e combater casos de agressão física, psicológica, moral e patrimonial, muitas vezes praticados dentro do próprio ambiente familiar.

Os números mostram a dimensão do trabalho. Somente em 2025, ações educativas e preventivas desenvolvidas em Santa Catarina alcançaram quase 400 mil pessoas. As autoridades reforçam que denúncias de maus-tratos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, pelo telefone 190, pelo aplicativo PMSC Cidadão ou junto aos órgãos municipais de assistência social e conselhos do idoso.

Compartilhar: