Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

SC repassa R$ 5 milhões aos municípios para combate do mosquito da dengue

2023 foi marcado com o pior cenário de dengue da história do Estado

Por Redação Tubarão-SC Fonte: NSC Total

O ano de 2023 foi marcado com o pior cenário de dengue da história, com 119.166 casos confirmados e 98 mortes. Por esse motivo, o Governo de Santa Catarina anunciou um repasse de R$ 10 milhões aos municípios catarinenses para ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Os primeiros R$ 5 milhões já foram disponibilizados.

O recurso é destinado para contratação de pessoal, ações locais, mutirões de limpeza e outras medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

— As ações de combate ao mosquito neste momento são fundamentais para evitar o aumento significativo de números de casos durante o ano de 2024. As ações do Governo visam a prevenção e não somente o atendimento dos pacientes após o acometimento pela doença — reforçou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O auxílio financeiro deverá ser utilizado pelas prefeituras para o custeio de ações das atividades previstas nas Diretrizes Estaduais para Vigilância Epidemiológica e Controle das Arboviroses em Santa Catarina, conforme os critérios aprovados pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Entre as ações está a utilização de drones para monitoramento onde ocorra difícil acesso, permitindo a observação de locais como terrenos e casas que estejam fechadas.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) está elaborando um documento técnico para orientar os municípios com ações nas quais o recurso financeiro pode ser empregado. A segunda parcela do montante será paga em fevereiro de 2024.

Compartilhar: