Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Radares voltarão às rodovias federais de SC a partir de abril de 2026

Retomada da fiscalização eletrônica segue cronograma técnico e critérios de segurança viária

Por Redação

Nos próximos meses, as rodovias federais que cruzam Santa Catarina voltarão a contar com controle eletrônico de velocidade. A previsão é que parte dos radares comece a operar a partir de abril de 2026, após a conclusão das fases técnicas conduzidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsáveis pela instalação e validação dos dispositivos.

O projeto prevê a criação de centenas de faixas de monitoramento distribuídas em diferentes trechos das BRs do estado, com execução escalonada ao longo de até um ano. A etapa inicial contempla dezenas de pontos já liberados para implantação, priorizando locais considerados mais sensíveis sob o ponto de vista da segurança viária e da organização do tráfego.

A seleção das áreas segue estudos técnicos que analisam volume de veículos, características da pista, índices de acidentes e a velocidade média praticada pelos condutores. Mesmo após instalados, os radares só poderão gerar multas depois da verificação obrigatória do Inmetro. Até lá, e também depois, permanecem válidos os limites de velocidade já sinalizados nas rodovias.

Compartilhar: