Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Quase 60 escorpiões-amarelos já foram capturados em Gravatal neste mês

Força-tarefa foi iniciada com foco na limpeza e manutenção de locais propícios à proliferação do animal.

Por Redação

Uma força-tarefa foi iniciada em Gravatal para capturar escorpiões-amarelos. A ação concentra-se em áreas previamente mapeadas pela Vigilância em Saúde, especialmente no bairro Termas, onde foram identificados diversos exemplares do Tityus serrulatus, espécie considerada a mais venenosa da América do Sul.

Até o momento, 58 escorpiões-amarelos foram encontrados neste mês. Parte já havia sido recolhida anteriormente pela Vigilância em Saúde antes do início da força-tarefa.

A operação envolve um trabalho integrado das secretarias de Saúde, Agricultura e Infraestrutura, com foco na limpeza e manutenção de locais propícios à proliferação do animal, além de varreduras diurnas e noturnas. 

A Vigilância em Saúde orienta a população a telar ralos, vedar frestas, evitar o acúmulo de lixo e entulhos, manter a grama aparada e reduzir a presença de insetos nas residências. Também é recomendado agitar roupas e calçados antes do uso, utilizar luvas e calçados ao mexer no jardim e não deixar roupas no chão. O animal não deve ser tocado.

Compartilhar: