Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Presidente Lula proíbe uso de linguagem neutra no governo

Lei veta “novas formas de flexão de gênero e de número das palavras” que não sigam as regras gramaticais estabelecidas.

Por Redação

O presidente Lula (PT) sancionou nesta segunda-feira (17), uma nova lei que estabelece a Política Nacional de Linguagem Simples e, ao mesmo tempo, proíbe o uso da chamada “linguagem neutra” em toda a administração pública do país.

A lei veta especificamente o uso de “novas formas de flexão de gênero e de número das palavras” que não sigam as regras gramaticais estabelecidas, o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e o Acordo Ortográfico.

Na prática, isso proíbe o uso de termos da linguagem neutra como “todes” ou “elu” nos documentos e comunicações oficiais dos governos.

A proibição vale para governos de todo o país, atingindo órgãos federais, estaduais, distritais e municipais, de todos os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Compartilhar: