Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Pais participam de capacitação do Programa TEA

Atividade ocorreu na UniSul e buscou preparar familiares para apoiar melhor pacientes com Transtorno do Espectro Autista

Por Redação

O Programa TEA, desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), realizou recentemente a primeira capacitação voltada aos pais e responsáveis dos pacientes que integram o terceiro ciclo de atendimentos. O encontro aconteceu na UniSul e teve como objetivo orientar os familiares sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo ferramentas para um acompanhamento mais efetivo e humanizado.

A atividade foi conduzida pelo fisioterapeuta Kelser de Souza Koch, em parceria com estudantes de medicina da universidade, que atuam no estágio de pediatria e desenvolvem o projeto Brincar Terapêutico dentro do Programa.

Voltado para pacientes com diagnóstico fechado de TEA, o Programa oferece atendimentos multiprofissionais, que incluem psicóloga, educadores físicos, nutricionista, fisioterapeuta e psiquiatra infantil. Neste ciclo, a equipe ganhou o reforço da psicopedagoga Grasiele Bitencourt Fortunato, ampliando os cuidados oferecidos.

O acesso ao serviço se dá a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Após avaliação médica, quando necessário, o paciente é encaminhado para o Programa e passa por entrevista de acolhimento. Os familiares participam paralelamente de capacitações para melhor compreender o transtorno e apoiar no tratamento.

Os atendimentos são adaptados de acordo com o nível de suporte necessário: pacientes de nível 1 recebem atendimentos individuais e em grupo; já aqueles classificados nos níveis 2 e 3 contam com acompanhamento nutricional, sessões de psicopedagogia e atividades de estimulação lúdica conduzidas pelos acadêmicos da UniSul.

Compartilhar: