Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Novos focos do mosquito da dengue são encontrados em Gravatal

As larvas foram coletadas nos bairros Termas e Jardim Andréia, em áreas empresarial e residencial.

Por Redação

A Vigilância em Saúde de Gravatal confirmou nesta sexta-feira (12) o 18º e o 19º focos do mosquito Aedes aegypti encontrado em 2025. As larvas foram coletadas nos bairros Termas e Jardim Andréia, em áreas empresarial e residencial, respectivamente. As amostras foram encaminhadas para análise e tiveram confirmação pela Regional de Saúde de Tubarão.

A Secretaria de Saúde já iniciou as ações de inspeção e prevenção nos imóveis do entorno. O aumento da temperatura, a chegada do verão e as chuvas frequentes criam um ambiente ideal para a proliferação do mosquito.

“Estávamos há quase 60 dias sem novos focos. Porém, com o calor e as chuvas de verão, o ciclo reprodutivo do mosquito acelera. Depósitos de água parada em terrenos, residências ou empresas tornam-se propícios para o desenvolvimento das larvas”, explica o agente de endemias André Avelino.

De 1º de janeiro a 12 de dezembro, Gravatal registrou dois casos confirmados de dengue. Na Amurel, os municípios de Tubarão e Imbituba são considerados infestados pelo mosquito.

Compartilhar: