Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Museu ao Ar Livre promove palestra sobre preservação de acervos documentais

Após a palestra, será realizada uma visita ao CEDOHI e uma apresentação dos documentos que passaram pelo processo de preservação e restauração

Por Redação

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel promoverá nesta quinta-feira (26), a palestra “Preservação de Acervos Documentais: os mapas e cadernetas da antiga Colônia Grão-Pará”. O evento está agendado para as 19h, no Salão da Capela do Museu. A palestra é gratuita, uma contrapartida ao projeto “Entre mapas e cadernetas de campo”, aprovado no edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023.

Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre e coordenadora do projeto, Valdirene Böger Dorigon, a palestra será um detalhamento do conteúdo e da importância dos documentos. Após a palestra, será realizada uma visita ao Centro de Documentação Plinio Benício (CEDOHI) e uma apresentação dos documentos que passaram pelo processo de preservação e restauração.

De acordo com Valdirene, pessoas de todos os municípios podem participar. “Interessados, tanto de municípios que pertenceram à colônia quanto de outras regiões, também podem e devem participar. Aqui, elas vão conhecer o trabalho realizado e o vasto acervo documental existente sobre a colonização do Dote da Princesa Isabel”, destaca Valdirene Böger Dorigon.

A equipe que trabalhou no projeto será responsável pela palestra, composta pela diretora do Museu, o conservador e restaurador Idemar Ghizzo, e pela auxiliar de conservação, Rosani Hobold Duarte.

Compartilhar: