Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Jovem presa na BR-101 em SC é resgatada de helicóptero para realizar transplante

***

Por Redação

Uma jovem de 20 anos, presa na BR-101, em Paulo Lopes, por conta da chuva em Santa Catarina, protagonizou uma história emocionante na terça-feira (20). Maria Eduarda dos Santos estava a caminho do Hospital Regional de São José, para realizar um transplante de córnea e precisou ser resgatada de helicóptero para conseguir chegar a tempo de fazer o procedimento.

A jovem de Araranguá, no Sul de SC, tem uma doença degenerativa, chamada Infarto Agudo do Miocárdio, que estava fazendo ela perder a visão, de acordo com o delegado e piloto policial SAER/SARASUL, Rodrigo Martínez. Maria Eduarda aguardava há dois anos pelo transplante.

— Nós estávamos de plantão no Saer Sul e fomos informados que tinha uma moça que precisava fazer uma cirurgia de transplante de córnea e estava correndo risco de perder esses órgãos, porque o tempo estava se esgotando para ela fazer a cirurgia. Então a gente imediatamente se deslocou, realizamos o pouco no posto de gasolina ao lado de onde ela estava e levamos até o Hospital Regional de São José — relata o delegado e piloto policial, Rodrigo Martínez.

Martínez estava no comando da aeronave. Ele conta que as condições climáticas estavam bem adversas para voar, mas a equipe fez um estudo com imagens de satélite, e decidiu tentar fazer o resgate:

— A chuva não estava tão forte, mas a visibilidade estava bem prejudicial para o avião. Então foi um desafio. Tivemos que fazer um verdadeiro labirinto pelas nuvens para conseguir chegar até ela e depois até o hospital.

O resgate foi bem-sucedido e a mulher conseguiu chegar a tempo de realizar a cirurgia. O Hospital Regional de São José não divulgou o estado de saúde da jovem após o procedimento.

Com informações do NSCTotal

Compartilhar: