Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Golpe do falso médico faz vítimas na região

Segundo a Polícia Civil, diversos boletins de ocorrência denunciando o crime já foram registrados na região neste ano. Somente nesta quinta-feira, foram três casos em Imbituba.

Por Redação Tubarão/SC

O golpe do falso médico tem chamado a atenção das autoridades. Segundo a Polícia Civil, diversos boletins de ocorrência denunciando o crime já foram registrados na região neste ano. Somente nesta quinta-feira, foram três casos em Imbituba.

O golpe é praticado pelo WhatsApp e se baseia numa tentativa de enganar famílias com pessoas internadas em hospitais, ao dizer que o paciente precisa de algo com urgência. “O estelionatário entra em contato com as vítimas via aplicativo, informa que é médico do Hospital São Camilo e solicita transferência de valores (via pix) para pagamento de exames urgentes de algum familiar. O golpista se utiliza de engenharia social e acaba tomando conhecimento do nome de algum familiar da vítima e tenta convencê-la a pagar pelos exames urgentes”, explica a polícia.

Em dois dos casos registrados nesta quinta em Imbituba, as vítimas chegaram a fazer a transferência. Os valores foram entre R$ 1,6 mil e R$ 1,8 mil. No terceiro caso, a vítima procurou o hospital e descobriu o golpe.

As autoridades alertam que as entidades hospitalares não realizam esse tipo de contato via WhatsApp. Outra dica é entrar em contato com os familiares, caso receba alguma mensagem nesse sentido, para se assegurar se precisam ou não de algum tipo de ajuda. Além disso, é importante falar com o hospital, pelo telefone oficial ou pessoalmente, em caso de dúvidas.

Compartilhar: