Frio aumenta risco de incêndios em casas e bombeiros fazem alerta em SC
Levantamento do CBMSC aponta incêndios relacionados ao uso de fogões à lenha, lareiras e aquecedores nos meses mais frios do ano
Com a chegada do frio e o aumento no uso de fogões à lenha, lareiras e aquecedores, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina emitiu um alerta para o crescimento de incêndios residenciais durante o inverno. Dados da corporação mostram que as ocorrências ligadas a fontes térmicas passaram de 81 para 87 entre 2024 e 2025, um aumento de cerca de 10%.
Segundo o levantamento, o fogão à lenha segue como o principal causador desse tipo de incêndio, especialmente nos meses de maio, junho e julho, quando as temperaturas despencam em Santa Catarina. A região da Serra concentra a maior parte das ocorrências. Nos últimos dois anos, 12 pessoas ficaram feridas em casos relacionados ao uso de equipamentos de aquecimento.
Um dos incêndios atendidos pelos bombeiros aconteceu em Salete, no dia 10 de maio. O fogo começou em um fogão à lenha e rapidamente atingiu uma residência após o morador ouvir estalos vindos do mezanino da casa. Ele e o filho tentaram conter as chamas com uma mangueira de jardim até a chegada das equipes, que precisaram usar mais de 15 mil litros de água no combate ao incêndio.
Os bombeiros orientam a população a evitar improvisações elétricas, revisar fios e equipamentos, manter materiais inflamáveis longe das fontes de calor e nunca deixar aquecedores ligados sem supervisão. Cheiro de queimado, fumaça, superaquecimento e faíscas também são sinais de alerta que exigem atenção imediata.
De acordo com a corporação, pequenos cuidados podem evitar tragédias durante o inverno. A recomendação é seguir as orientações dos fabricantes e redobrar a atenção principalmente durante a madrugada e nos dias mais frios, quando o uso desses equipamentos costuma ser mais intenso.