Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Enem terá inscrição automática para alunos do 3º ano da rede pública

Com a nova regra, os estudantes não precisarão mais preencher o cadastro completo para participar da prova

Por Redação

O Ministério da Educação anunciou uma mudança que promete mexer com milhões de estudantes em todo o país: alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública passarão a ter inscrição automática no Enem já a partir da edição de 2026. A medida foi oficializada nesta segunda-feira (18) por meio da Portaria nº 422/2026 e tem como objetivo aumentar a participação no exame.

Com a nova regra, os estudantes não precisarão mais preencher o cadastro completo para participar da prova. As redes de ensino enviarão os dados diretamente ao Inep, e o aluno terá apenas que confirmar a participação, escolher a língua estrangeira da prova e solicitar atendimento especializado, caso necessário. O MEC também pretende integrar o Enem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ampliando o uso do exame na avaliação da educação pública.

Outra novidade anunciada é a ampliação dos locais de aplicação das provas. Cerca de 10 mil escolas devem passar a receber o Enem, permitindo que aproximadamente 80% dos alunos façam o exame na própria unidade onde estudam. O governo ainda avalia oferecer apoio para transporte de estudantes que precisarem se deslocar para outras cidades. A expectativa do MEC é atingir ao menos 70% de participação dos concluintes da rede pública no Enem em 2026.

Compartilhar: