Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Diesel sobe no Sul de SC e governo tenta conter alta com corte de impostos

Medidas emergenciais buscam reduzir preço em até R$ 0,64 por litro, mas postos da região já registram aumento.

Por Redação

O preço do diesel voltou a subir em postos do Sul de Santa Catarina nos últimos dias, reflexo da pressão do mercado internacional de petróleo, agravada pelo conflito no Oriente Médio. Diante do cenário, o governo federal anunciou medidas emergenciais para tentar segurar a escalada dos preços, entre elas a redução a zero das alíquotas de PIS e Cofins sobre o diesel e a criação de um subsídio para produtores e importadores.

A expectativa do Ministério da Fazenda é que as medidas possam reduzir o preço do combustível em até R$ 0,64 por litro nas refinarias. A iniciativa, no entanto, tem caráter temporário e deve valer apenas até o fim do ano. Mesmo assim, algumas regiões do país já começam a registrar aumento no valor do diesel nas bombas.

No Sul de Santa Catarina, postos já sentem os reflexos da alta, especialmente por conta da dependência de combustíveis importados. Segundo o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis da Grande Florianópolis (Sindipolis), Vicente Santana, distribuidoras que abastecem cidades como Tubarão utilizam menos produto da Petrobras e mais diesel vindo do exterior, o que faz com que o impacto das oscilações internacionais seja percebido mais rapidamente. Ele também destaca que a maior demanda durante o período de colheita agrícola contribui para pressionar ainda mais o mercado.

Compartilhar: