Clientes de energia elétrica em SC poderão negociar contas atrasadas com vantagens
Celesc oferece parcelamentos e redução de juros e multas até 31 de dezembro. Inadimplência mensal atinge 73 mil consumidores.
Clientes em dívida com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) podem negociar até 31 de dezembro valores em atraso de dívidas de contas de energia elétrica. A estatal está oferecendo vantagem para a quitação dos débitos como parcelamento e isenção de multa e juros acumulados.
De acordo com a empresa, a inadimplência mensal ultrapassa os 17 milhões, com cerca de 73 mil consumidores que deixam de pagar as contas.
Chamado "Celesc Conta em Dia", o programa de renegociações acontece em todas as lojas físicas de atendimento da empresa. Confira os endereços e horários de funcionamento nas cidades do estado.
Para iniciar a negociação é necessário que o cliente apresente documento de identificação, podendo ser CPF, carteira de identidade ou de motorista.
Confira as principais normas para negociação:
- Serão oferecidas condições como o parcelamento dos débitos vencidos, ajuizados e/ou não ajuizados, mediante pagamento de entrada de no mínimo 10% e o saldo restante em até 24 parcelas;
- Os clientes terão isenção da cobrança de multa por inadimplência e juros pretéritos (acumulados até o momento);
- Consumidores que possuam parcelamentos vencidos não pagos e a vencer poderão renegociar seus débitos sem a necessidade de apresentação de garantias;
- Nas negociações, o valor de emissão será corrigido monetariamente conforme prevê Resolução Normativa ANEEL nº 1.000/2021. Nas parcelas, incidirão apenas juros compensatórios de 1% ao mês.
“Ao promover esta iniciativa a Celesc, acima de tudo, promove cidadania. Afinal, permite que o cidadão, em condições facilitadas, pague sua conta e garanta o fornecimento de energia. Isso também fortalece a relação entre a empresa e os clientes”, comentou Tarcísio Rosa, presidente da Celesc.