Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Celesc orienta consumidores sobre 'vilões' da conta de luz para economizar energia no frio

Aparelhos como secadores de cabelo, aquecedores e chuveiros elétricos estão entre os que mais consomem energia elétrica

Por Redação Fonte: Engeplus

Com a queda nas temperaturas, aumenta o consumo de aparelhos como secadores de cabelo, aquecedores e chuveiros elétricos. Embora sejam aliados no combate ao frio, esses eletrônicos estão entre os que mais consomem energia elétrica e podem aumentar significativamente o valor da conta de luz durante o inverno.

Segundo o gerente regional da Celesc, Marcelo de Oliveira, esses equipamentos estão entre os maiores “vilões” na fatura final do mês. “Se a pessoa vai tomar banho e coloca o chuveiro no modo mais quente, ou ajusta o ar condicionado para 30°C, o impacto no consumo é muito grande”, observou.

De acordo com Oliveira, pequenas mudanças de hábito podem gerar economia e evitar desperdícios no dia a dia. "Manter o ar-condicionado em torno de 23°C, usar o chuveiro em uma temperatura média, próximo da cor amarela e ter atenção ao uso dos aquecedores pode fazer o consumidor economizar até 20% na conta de energia”, ressaltou.

Entre as recomendações da Celesc estão: Limite o tempo no banho: dez minutos são suficientes; Durante o uso de aquecedores, mantenha janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio; Mantenha o filtro da lavadora de roupas sempre limpo. Isso exige menos esforço da rede elétrica; Não deixe lâmpadas ligadas sem necessidade. Aproveitando ao máximo a luz natural; Enxugue o cabelo o máximo possível com a toalha. Quanto menos tempo com o secador ligado, menor é o gasto de energia.
 

Compartilhar: