Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Capivari de Baixo inicia borrifação de inseticida em locais públicos contra o Aedes Egypti

O objetivo é que os mosquitos, ao pousar nos locais, entrem em contato com o produto, levando à sua eliminação

Por Redação Capivari de Baixo - SC

Agentes de endemias de Capivari de Baixo iniciaram nessa segunda-feira (11) a fazer a borrifação residual intradomiciliar (BRI) em edificações de uso público. A borrifação é uma técnica de controle de vetores, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que consiste na aplicação de um inseticida de efeito de proteção em superfícies internas de imóveis.

O objetivo é que os mosquitos, ao pousar nesses locais, entrem em contato com o produto, levando à sua eliminação. É uma medida de segurança que complementa outras ações de combate outras doenças, como a malária. A ação de ontem foi executada com orientação técnica e treinamento da bióloga da Regional de Saúde de Tubarão, Sabrina Fernandes Cardoso, reforçando o compromisso técnico e preventivo das equipes de saúde pública no enfrentamento às doenças virais transmitidas principalmente por mosquitos (arboviroses).

“Os trabalhos foram realizados em um supermercado e também no setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, contando com o apoio técnico das Agentes de Combate a Endemias (ACE) Deise Aguiar Venâncio, Marilene Guerreiro Costa e Laís Souza dos Santos, profissionais comprometidas com a proteção da saúde da população”, informou o coordenador da Vigilância em Saúde Rodrigo Vargas

A Vigilância Epidemiológica e o setor de Endemias destacam que o município segue preparado, organizado e atuante no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, desenvolvendo ações contínuas de monitoramento, bloqueio, orientação e prevenção. Haverá novas aplicações e medidas preventivas serão ampliadas gradativamente para todos os imóveis especiais, como escolas (menos creches), unidades de saúde, prédios públicos, igrejas e centro comunitários, fortalecendo ainda mais a segurança sanitária da população.

A Administração Municipal reforça a importância da participação da comunidade, eliminando recipientes que acumulem água parada e colaborando com as equipes de saúde durante as visitas domiciliares, pois o combate ao mosquito é uma responsabilidade coletiva.

Compartilhar: