Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Anvisa proíbe substâncias usadas em unhas de gel por risco de câncer

A medida se baseia em estudos internacionais realizados com animais.

Por Redação Brasil Fonte: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição do uso do óxido de trimetilbenzoil difenilfosfina (TPO) e da dimetiltolilamina (DMTA) em produtos para unhas em gel.

Segundo o órgão, a decisão visa proteger a saúde da população, considerando os riscos dessas substâncias, que podem estar associadas a câncer e problemas reprodutivos.

“As substâncias proibidas são o TPO (óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). Esses ingredientes são comuns em produtos para unhas em gel”, detalhou a agência, em um comunicado.

A Anvisa explicou que a medida se baseia em estudos internacionais realizados com animais. De acordo com pesquisas, o TPO pode prejudicar a fertilidade, enquanto a DMTA tem potencial cancerígeno.

Compartilhar: