Quarta-feira, 24 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
7 °C
GERAL

Anvisa libera novo medicamento oral para câncer de mama

Produto é indicado para pacientes que foram previamente tratados com terapia endócrina

Por Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo medicamento para o tratamento de pacientes com câncer de mama avançado ou com metástase. A autorização foi publicada nesta segunda-feira (22) e amplia as opções terapêuticas para mulheres que já passaram por tratamento hormonal e enfrentam formas mais agressivas da doença.

O medicamento, chamado Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), é administrado por via oral e foi desenvolvido para pacientes com um tipo específico de câncer de mama que apresenta receptor de estrogênio positivo (ER+), ausência da proteína HER2 e mutação no gene ESR1. A nova terapia poderá ser utilizada de forma isolada, sem necessidade de associação com outros medicamentos, oferecendo uma alternativa para casos em que a doença continua avançando após tratamentos anteriores.

O câncer de mama segue como o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que mais de 73 mil novos casos foram registrados no país entre 2023 e 2025, representando cerca de 30% de todos os diagnósticos de câncer na população feminina. Especialistas destacam que o avanço de novas terapias aumenta as possibilidades de controle da doença e pode contribuir para uma melhor qualidade de vida das pacientes.

Compartilhar: