O encontro teve como objetivo reforçar e valorizar as dimensões religiosa, cultural, social e econômica.
Foto: PMT A Fundação de Cultura de Tubarão participou da 3ª Etapa do Fórum Global do Espírito Santo realizada na Casa José Boiteux, em Florianópolis, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
O Fórum contou com a participação de autoridades e palestrantes do Canadá, Estados Unidos, Açores e Santa Catarina. As duas primeiras etapas do Fórum, ocorreram em Ponta Delgada (Portugal) e em Fall River (Estados Unidos).
O Fórum teve como objetivo reforçar e valorizar as dimensões religiosa, cultural, social e econômica, reconhecendo e enaltecendo as diferenças e semelhanças das múltiplas manifestações transatlânticas, características daquilo que é considerado patrimônio identitário comum a todos os açorianos.
“A participação nesse grandioso evento reacendeu o resgate dessa importante manifestação cultural-religiosa histórica para o nosso município. Dessa forma com a chegada da Bandeira do Divino a Tubarão, a festa será incorporada ao calendário oficial do município a partir do próximo ano”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Alyson Oliveira.
A Festa do Divino Espírito Santo é uma importante manifestação da religiosidade popular e da tradição cultural de Tubarão. Sessenta e um anos após a realização da última edição, o município preserva na memória imagens marcantes dessa celebração, que fazem parte de sua história cultural. Essa tradição foi registrada pela escritora tubaronense e presidente da Academia Catarinense de Letras, Lélia Pereira Nunes, em seu livro “Caminhos do Divino”, autora que integrou o quadro de palestrantes do Fórum.
Tubarão foi contemplada com uma Bandeira do Divino pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades do Governo dos Açores, Paulo Estêvão. O pintor tubaronense Willy Zumblick tornou a Bandeira do Divino uma presença constante na sua obra pictórica, o que rendeu o título de “Pintor das Bandeiras do Divino”.