Diversas irregularidades foram apontadas, incluindo a falta de alimentos e de condições de higiene.
A Polícia Civil de Imbituba deflagrou nesta terça-feira (2) a operação "Barbacena". O objetivo é desarticular um esquema criminoso que envolvia proprietários de clínicas de reabilitação que realizavam internações irregulares de pacientes. O inquérito policial foi instaurado no início de outubro, após diversos relatos de pacientes que estavam internados contra vontade e sofrendo maus-tratos em uma unidade.
Conforme apurado pela investigação, os pacientes eram abordados por homens vestidos de preto, que algumas vezes se identificavam como policiais e, mediante ameaça, uso de força física e administração de medicamentos, os conduziam às clínicas.
Pacientes tiveram negada a saída voluntária das unidades, sofreram aplicação de medicamentos sedativos, agressões físicas e contenção como métodos de correção disciplinar. A alimentação fornecida era insuficiente em quantidade e qualidade nutricional. Medicamentos eram administrados por outros internos que atuavam como "apoios", sem adequado acompanhamento médico.
A Vigilância Sanitária elaborou relatório com informações técnicas, demonstrando diversas irregularidades, incluindo a falta de alimentos e de condições de higiene. As investigações continuaram e apontaram um esquema criminoso que envolvia uma espécie de agenciamento da contratação do serviço de "remoção" dos pacientes e a colocação em clínicas mantidas pelos envolvidos, em Itapema, Garopaba, Imbituba e Itapoá. E, quando havia algum tipo de denúncia sobre as clínicas, os pacientes eram removidos para outra unidade do mesmo grupo criminoso.