Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Tubarão
31 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
18 °C
POLÍTICA

Ministério do Trabalho vai habilitar seguro-defeso em Laguna e Pescaria Brava

Benefício de um salário mínimo deve ser liberado a partir de outubro, após meses de espera dos pescadores

26/09/2025 12h00 | Por: Redação

A partir de outubro, a habilitação do seguro-defeso será de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego. O anúncio foi feito na quinta-feira (25) pelo ministro Luiz Marinho.

O benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 1.518), garante renda a pescadores durante os períodos em que há restrições para captura de espécies. Desde julho, profissionais de Laguna e Pescaria Brava aguardam o pagamento e ainda não têm previsão de liberação.

Na semana passada, em audiência pública na Câmara de Pescaria Brava, o superintendente da Pesca em Santa Catarina, Jean Ricardo Antunes, garantiu que os pescadores receberão o seguro.

A mudança consta em medida provisória que tramita no Congresso Nacional. Segundo o ministro, a proposta deve ser aprovada em breve. “Estamos nos preparando para, a partir de outubro, habilitar os pescadores que têm direito ao seguro-defeso”, disse Marinho.

Ele ainda reforçou que não haverá corte de recursos, mas sim ajustes para evitar fraudes. “A intenção é impedir que pessoas utilizem fragilidades de fiscalização para acessar um benefício que não lhes pertence”, completou.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!