Conforme o mapa de monitoramento divulgado pela Defesa Civil, os municípios da Amurel estão na área vermelha, onde os riscos são mais acentuados.
A passagem de um ciclone extratropical por Santa Catarina terá reflexos na educação. A recomendação da Secretaria de Estado da Educação é que as aulas sejam suspensas nesta terça-feira (9) nas áreas em que há aviso especial e atenção para tempestades e outras consequências.
Conforme o mapa de monitoramento divulgado pela Defesa Civil, os municípios da Amurel estão na área vermelha, onde os riscos são mais acentuados. O cancelamento das atividades escolares nos turnos matutino e vespertino será “a título de prevenção”, diz o comunicado.
O ciclone que atua nesta semana é considerado atípico por alguns fatores. O primeiro deles é o fato de se desenvolver no início do período mais quente do ano, tendo em vista que o verão inicia em menos de duas semanas. Além disso, irá se formar muito próximo à costa, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Outro fator que chama a atenção neste sistema é a pressão mais baixa do que o observado normalmente e o seu deslocamento lento.
Todos estes fatores acabam agravando as condições de impacto do ciclone, que se estendem desde o seu processo de formação na segunda-feira (8) até o seu afastamento, previsto para a quinta-feira (10).