Pesquisa do IBGE mostrou que os trabalhadores catarinenses possuem escolaridade acima da média nacional.
Santa Catarina é líder nacional em participação da indústria no mercado de trabalho. No estado, o setor industrial representa 22,4% do total de empregos, o maior percentual do país e bem à frente da média nacional de 12,9%.
O desempenho reflete à grande industrialização da economia catarinense, que se destaca pela produção de diversos produtos nos ramos alimentício, maquinário, madeira, energia, bem como equipamentos elétricos, entre outros.
A participação de 22,4% da indústria no mercado de trabalho coloca Santa Catarina como líder isolado no ranking nacional. Em seguida estão os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul (ambos com 16,2%). Na sequência aparecem São Paulo (15,6%) e Minas Gerais (14,3%). Os dados fazem parte da PNAD Contínua do IBGE – Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2024, publicados nesta quarta-feira (19).
A pesquisa do IBGE sobre mercado de trabalho também indicou o nível de formação dos trabalhadores brasileiros. O resultado mostrou que os trabalhadores catarinenses possuem escolaridade acima da média nacional, sendo que 25% do total têm ensino superior completo. O percentual brasileiro é um pouco menor, de 23,4%.