Os demais pontos analisados em Laguna e todos de Jaguaruna e Imbituba estão próprios.
Foto: Elvis Palma O mais recente relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina mostra que um dos 18 pontos analisados nas cidades litorâneas da Amurel está impróprio para banho. Trata-se da Prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna.
Esgoto a céu aberto é um problema recorrente na praia há muitos anos e os últimos relatórios já apontavam que estava impróprio. Em Jaguaruna e Imbituba, todos os pontos estão próprios.
O relatório é referente à semana de 26 a 30 de janeiro. De acordo com as amostras coletadas nos 260 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 169 estão próprios para banho, o que representa 65%.
Em Florianópolis, dos 88 pontos analisados, 61 estão adequados para banho, o que equivale a 69,32%.
O local é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo lugar, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
O banho de mar não é recomendado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, nem nas áreas próximas à saída de canais ou galerias de águas pluviais. Durante e após períodos de chuva, a água que escoa pelas ruas pode carregar resíduos, sedimentos e outros contaminantes, que acabam chegando ao mar e comprometendo a qualidade da água para banho.