Quarenta e um lotes apresentaram indícios de irregularidades e 19 foram reprovados.
Fiscais do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) fiscalizaram 17.360 embalagens de produtos durante a Operação Cesta Básica. A ação teve como objetivo verificar se a quantidade de produto declarada na embalagem pelo fabricante estava condizente com o peso ou o volume entregue ao consumidor.
No total, 1.335 lotes de produtos passaram por avaliação preliminar em supermercados e atacadistas de 47 cidades catarinenses. Destes, 41 lotes apresentaram indícios de irregularidades e foram enviados ao laboratório do Imetro-SC para avaliação final. Dezenove foram reprovados.
Entre as irregularidades encontradas, houve desde falhas na apresentação da indicação de quantidade no rótulo, até infrações mais graves, como erros na quantidade do produto.
Foram avaliados produtos essenciais como arroz, feijão, café, leite, macarrão, farinhas de mandioca e de trigo, açúcar, óleo de soja e sal entre outros. Entre os produtos com maior índice de reprovação nesta ação, destaca-se o macarrão, com problemas em oito lotes verificados.