21 de abril de 2025. Um dia que entra para a história como o fim do papado de Francisco. Providencialmente, sua morte ocorreu na Segunda-feira da Oitava da Páscoa, justamente no dia em que o Evangelho nos diz: “Alegrai-vos! Não tenhais medo.” (Mt 28, 9-10). O seu ministério foi marcado por essa alegria que brota do encontro pessoal com Jesus, uma alegria que desconhece o temor, que expulsa todo medo e dá lugar à esperança que vem do Senhor.
O sorriso foi seu principal aliado. Francisco nunca se viu como a pessoa certa para assumir o papado, o que expressou em seu lema: “Com misericórdia, o escolheu.” Ele ficará eternamente marcado na história como aquele que abençoou o mundo em uma Praça São Pedro completamente vazia, durante a pandemia de Coronavírus. Um gesto que se tornou testemunho da esperança cristã, que não esmorece mesmo em meio às incertezas e solidão.
Francisco assumiu após a histórica renúncia de seu predecessor, o Papa Bento XVI, em um momento sem precedentes na história recente da Igreja: um Papa em exercício sucedendo outro ainda vivo. E quão marcante foi o momento em que, diante do caixão do Papa Emérito, permaneceu em silêncio e oração. Mais do que uma cena de respeito, esse ato foi símbolo da continuidade que sustenta a Igreja. Não aquela que nasce da burocracia, mas sim da certeza de que a graça não se interrompe com a morte, e de que o Espírito Santo continua a guiar a Igreja.
Preferia gestos a decretos, encontros a discursos, ações a palavras. Escolheu morar em um dormitório simples, em vez dos apartamentos pontifícios; carregava sua própria pasta e fazia ligações para conversar com quem precisava. Buscou sempre evangelizar com o exemplo. Ajoelhou-se e lavou os pés de muitos, pois “aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o vosso servo” (Mt 20, 26).
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

Cultura
Os lançamentos do cinema e do streming, dicas de filmes, livros e séries, notícias e opinião sobre a cultura popular do Brasil e do mundo sob o olhar de um publicitário e apaixonado por entretenimento.