***
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira, dia 1, que o Brasil receberá, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral Tecovirimat para “reforçar o enfrentamento ao surto” de varíola dos macacos.
Segundo Queiroga, serão contemplados os casos mais graves em primeiro momento, e depois, deverá ser disponibilizado para a população.
"O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS, o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento", escreveu ele.
O tecovirimat tem sido disponibilizado como opção de “uso compassivo” nos Estados Unidos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, até domingo (31), 1.342 casos de varíola dos macacos foram registrados no país. Na última sexta-feira (29) a pasta confirmou a primeira morte pela doença no Brasil.
A vítima era um homem, de 41 anos. Ele estava internado em Belo Horizonte (MG) e tinha comorbidades que podem ter prejudicado o quadro clínico. O Ministério da Saúde investiga as circunstâncias da morte do homem.