***
Gestores, secretários, professores e profissionais de apoio escolar da rede municipal de ensino de Tubarão participaram na noite de segunda-feira (22) da palestra “Um olhar humanista para a diversidade e inclusão”.
O evento foi uma das iniciativas da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, campanha promovida de 21 a 28 de agosto pela Federação Nacional das Apaes, para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social, de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
O prefeito Joares Ponticelli participou da abertura do evento e ressaltou que a inclusão da pessoa com deficiência é uma de suas grandes preocupações.
“Quando presidi a Alesc, criamos o Programa Alesc Inclusiva, que prevê a contratação, em forma de estágio anual, de estudantes com deficiência para os quadros do Poder Legislativo. Foi uma iniciativa que se tornou referência para as demais assembleias legislativas do país. A inclusão precisa estar sempre em pauta, principalmente no ambiente escolar,” destacou.
Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, a inclusão, de fato, dos alunos com deficiência é um desafio diário.
“Por meio de capacitações como estas, nossos educadores encontram embasamento e conhecem as experiências que podem ajudá-los a adotar medidas que tornem o ambiente favorável para as práticas pedagógicas, respeitando a individualidade e as necessidades dos alunos com deficiência,” comentou.
A palestra principal foi proferida pela doutora Cleia Demétrio Pereira, da Udesc, que falou das diferenças entre inclusão e diversidade e lembrou que “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” é o quarto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (0DS), que fazem parte da chamada “Agenda 2030”, pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, pelos 193 países membros da ONU.
Fonte: Prefeitura de Tubarão