A réplica do barco Seival partiu no dia 1° de março, da Barra do Ribeiro, perto de Guaíba (RS), com destino ao Sul de Santa Catarina e chegou na manhã desta quinta-feira em Laguna
A chegada da réplica histórica do barco Seival à Laguna na manhã desta quinta-feira, dia 7, deu a dimensão do que será a Tomada de Laguna, que começa dia 13 de março.
Ao entrar nos molhes da barra acompanhado da embarcação Itaparica, o Seival reviveu uma história que remonta ao ano de 1839, quando Giusepp e Garibaldi liderou a expedição que resultou na proclamação da República Catarinense.
A réplica do barco Seival partiu no dia 1° de março, da Barra do Ribeiro, perto de Guaíba (RS), com destino ao Sul de Santa Catarina, para a Tomada de Laguna.
A expedição é comandada pelo professor Antônio Rodrigues, que liderou o projeto de construção da réplica do barco usado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna e que agora será utilizada no espetáculo que acontece de 13 a 30 de março no centro histórico de Laguna.
Com uma tripulação de sete pessoal, a embarcação chegou na manhã de hoje, depois de uma viagem tranquila.
A rota feita 185 anos depois da viagem original chegou ao centro histórico de Laguna, utilizando o canal da Barra do Camacho, diferente do que fez o comandante Garibaldi que surpreendendo os imperiais que aguardavam neste ponto.
Com expectativa de atrair cerca de 15 mil espectadores, a Tomada de Laguna 2024 será realizada de 13 a 30 de março de 2024. A atriz de novela e cinema Thaís Melchior interpretará Anita Garibaldi no espetáculo teatral A Tomada de Laguna. Ela fará par com o ator Miguel Coelho, que viverá Giuseppe Garibaldi.
Apresentada pela primeira vez no ano 2000 e contando com cerca de 500 pessoas na produção, A Tomada de Laguna conta com um grande elenco composto de 300 atores e figurantes, além de 200 técnicos e profissionais especializados em montagem de palcos, cenografia, efeitos especiais, seguranças e sonorização.
A teatralização da Tomada de Laguna está baseada nos fatos reais que aconteceram em 22 de julho de 1839 no mesmo local da encenação, contando parte dos feitos e batalhas que culminaram com a proclamação da República Catarinense, a derrota das forças do Império, a história de Anita Garibaldi, seus ideais, lutas e o encontro que a uniu ao italiano Giusepe.
O roteiro do maior espetáculo épico ao ar livre do Sul do país que conseguiu colocar Laguna em destaque nacional e internacional foi desenvolvido pelo historiador Adilcio Cardorin, que cedeu os direitos ao Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).