Guarnições Lauro Muller, Urussanga, Criciúma, Tubarão e Braço do Norte, prestaram apoio ao Corpo de Bombeiros de Orleans
Um incêndio em em estabelecimento comercial foi registrado na noite dessa quarta-feira (4), em Orleans. O Corpo de Bombeiros Militar de Orleans foi acionado por volta das 20h50 para atender a ocorrência em uma edificação comercial na rua Francisco Assis Cardozo, na localidade de Corridas.
No local, os socorristas constataram que se tratava de um incêndio em um dos pavilhões anexos ao mercado, área de estoque de produtos e que todo o estabelecimento estava fechado, por isso não sendo que o fogo ficou confinado na área central. Inicialmente a guarnição gerenciou os riscos desligando a energia, traçou o plano de combate e fez o acesso por meio de uma pequena abertura pela porta lateral na tentativa de extinguir os focos iniciais, evitando que o ar entrasse para não alastrar ainda mais as chamas.
Em determinado momento, devido a alta temperatura e baixa visibilidade, foi traçada a estratégia de resfriamento interno dos pavilhões ainda não atingidos até que a autoescada chegasse ao local para prestar um apoio pelo alto da edificação. Após o combate aéreo com a autoescada, foi realizada a abertura gradual da porta lateral, frontal e traseira do estabelecimento a fim de aumentar a visibilidade e a possibilidade de alcançar o foco que ainda estava ativo e sem acesso, no interior da edificação.
Após o apoio e combate realizado pelas guarnições de Orleans, Lauro Muller, Urussanga, Criciúma, Tubarão e Braço do Norte foi realizada a extinção completa das chamas, rescaldo e ventilação. A área atingida pelo incêndio foi de aproximadamente 1.500 metros quadrados. A área total protegida possuía em torno de 5.000 metros quadrados, sendo a frente do mercado, um material de construção anexo na lateral e um depósito de madeira nos fundos.
Foi utilizado em torno de 20.000 litros de água no combate. O local possuía seguro, o gerente não soube estimar os prejuízos e nem a possível origem do incêndio. Após o rescaldo, o local foi isolado para posterior perícia e ficou aos cuidados do gerente do mercado. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram apoio a ocorrência.