O percentual da velocidade excedida no momento da fiscalização determina se a infração é média, grave ou gravíssima
Policiais rodoviários federais realizaram fiscalização de excesso de velocidade no Contorno Viário da Grande Florianópolis (BR-101). No total, 64 veículos foram flagrados transitando acima do limite. A ação ocorreu nesta segunda-feira (9).
Destaques negativos para um automóvel que passou pelo monitoramento a 184 km/h e um caminhão a 121 km/h. A velocidade máxima permitida no Contorno é a mesma do trecho original da rodovia: 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o percentual da velocidade excedida no momento da fiscalização determina se a infração é média, grave ou gravíssima. O valor da multa pode variar de R$ 130 a R$ 880 e, no caso de infrações gravíssimas, o motorista pode ter a carteira de habilitação suspensa.
O excesso de velocidade diminui a capacidade do motorista se antecipar a imprevistos como outros acidentes ou pedestres atravessando a pista. Nestas condições, também é mais difícil para o condutor manter o controle do veículo. A velocidade também agrava as lesões dos envolvidos, transformando em grave ou fatal uma colisão que poderia envolver apenas feridos leves.