Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Tubarão
29 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
19 °C
SEGURANÇA

Postos de combustíveis são autuados por irregularidades e suspeita de lavagem de dinheiro no Sul de SC

As ações ocorreram nas cidades de Penha, Porto Belo, Florianópolis, Laguna e Içara

17/06/2025 09h40 | Atualizada em 17/06/2025 09h50 | Por: Redação | Fonte: Engeplus

Uma operação conjunta para fiscalizar postos de combustíveis foi realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação de Crimes Contra a Fazenda Pública da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), (PCSC) juntamente com fiscais do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC). As ações ocorreram nas cidades de Penha, Porto Belo, Florianópolis, Laguna e Içara. 

Do total de 21 bombas medidoras de combustíveis fiscalizadas, quatro foram reprovadas e duas interditadas por vazamento interno. Entre as irregularidades encontradas, destacaram-se: ausência de inscrições obrigatórias no bloco medidor; segmento de dígitos danificados; sistema de desligamento automático superior a 60 segundos; e bomba que não mantém indicação de abastecimento por cinco minutos após o desligamento de energia.

O Imetro-SC também autuou um dos postos por constatar a violação de um plano de selagem em uma bomba de seis bicos. Tal violação permitia o acesso a componentes internos da bomba. Não foram evidenciadas fraudes nos postos fiscalizados. A ANP lavrou três autos de infração em dois postos por: não comunicar alterações cadastrais à Agência dentro do prazo legal, não manter o termodensímetro em perfeito estado de funcionamento nas bombas de etanol e por não realizar drenagem nos tanques de óleo diesel. Nenhuma inconformidade foi encontrada na qualidade dos combustíveis analisados.

A Secretaria da Fazenda Estadual evidenciou que um dos postos utilizava máquina de cartão em nome de pessoa física e constatou que a loja não estava emitindo notas fiscais. O posto foi autuado e a máquina de cartão, apreendida. Já a Delegacia de Investigação de Crimes Contra a Fazenda Pública da DEIC/PCSC garantiu a segurança dos agentes durante as diligências e fiscalizou a regularidade dos alvarás de funcionamento expedidos pela Polícia Civil. Também prestou apoio à Sefaz na apuração de fraudes fiscais e lavratura de boletins de ocorrência.

Além disso, foram levantados indícios de crimes como lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa voltada para fraudes tributárias. Um dos postos foi autuado por apresentar violação no lacre do Inmetro em uma bomba sêxtupla, com acesso indevido aos componentes eletrônicos.

A operação teve como objetivo proteger o consumidor, garantir a concorrência leal no mercado de combustíveis e fortalecer a recuperação de ativos no Estado. O material coletado será analisado pelos órgãos envolvidos e poderá resultar em autuações administrativas, sanções fiscais, interdições e abertura de inquéritos policiais para investigar crimes contra a ordem tributária, econômica e o consumidor.

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!