Equipe do Ceptas da Unisul de Tubarão fez a reintrodução dos animais no Parque Estadual da Serra Furada
A reintrodução de 63 aves à fauna silvestre no Parque Estadual da Serra Furada, foi feita nessa quarta-feira (16). no município de Grão-Pará. A ação foi efetuada pela equipe do Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres da Unisul de Tubarão (Ceptas).
Nos últimos dois anos, o Centro tem se destacado como um importante centro de reabilitação de fauna silvestre. De acordo com o professor e coordenador do Ceptas, Rodrigo Ávila Mendonça, durante este período, quase dois mil animais passaram pelo Centro, onde receberam os cuidados necessários para sua recuperação e posterior reintrodução à natureza.
Conforme o coordenador, a dedicação de toda a equipe do complexo médico veterinário, juntamente com os alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, tem sido fundamental para o sucesso do projeto.
“Esse marco representa mais um passo na missão de devolver à natureza os animais que um dia foram vítimas de apreensões, acidentes ou maus-tratos. O momento é motivo de alegria e esperança para a equipe, que se empenha diariamente em garantir que esses animais tenham uma segunda chance de viver em liberdade”, comemora o coordenador.
O trabalho desenvolvido pelo Ceptas só é possível graças às parcerias estratégicas com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). “Esses apoios são essenciais para viabilizar as operações de resgate, tratamento e monitoramento dos animais, além de assegurar que os procedimentos sejam realizados conforme as normas de proteção à fauna”, reforça.
O Centro, que está localizado no campus de Tubarão e recebe animais de 45 municípios de Santa Catarina, foi criado em julho de 2022, e trabalha em conjunto com o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), Polícia Ambiental, Polícia Civil e Fundações e Institutos Ambientais Municipais, com o objetivo de resgatar e cuidar de animais provenientes de fiscalização, resgate e acidentes. Até hoje já passaram pelo local mais de 200 espécies.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Y