O crescimento da população de escorpiões está relacionado a fatores biológicos, como hábitos alimentares e alta capacidade reprodutiva, além das condições ambientais criadas pela ação humana, como o acúmulo de lixo e entulho
Cerca de 400 escorpiões foram capturados nos primeiros três meses de 2025 pela Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, em Itajaí. O número já representa um crescimento significativo, considerando que, ao longo de todo o ano passado, foram registradas 1.689 capturas. O aumento reforça a necessidade de intensificar medidas preventivas.
O crescimento da população de escorpiões está relacionado a fatores biológicos, como hábitos alimentares e alta capacidade reprodutiva, além das condições ambientais criadas pela ação humana, como o acúmulo de lixo e entulho. Segundo o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, a erradicação da espécie é inviável, mas ações preventivas podem reduzir os riscos de acidentes.
A Gerência de Controle de Zoonoses realiza monitoramento e bloqueio desses animais, além de ações educativas para conscientizar a população. O biólogo Edimar Garcia destaca algumas medidas essenciais para evitar a proliferação: vedação de frestas e rachaduras, reparos em caixas de esgoto, desinsetização para controle de baratas (principal alimento dos escorpiões), remoção de materiais em desuso e manutenção de gramados aparados.
Outra recomendação da Secretaria de Saúde é seguir a regra dos “4 A’s”: Acesso (Vedar possíveis entradas em casas e terrenos); Água (Eliminar umidade excessiva); Alimento (Reduzir a presença de insetos, como baratas); e Abrigo (Manter os ambientes limpos e organizados). Em caso de picada, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou hospital mais próximo.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp