A operação deflagrada nesta segunda-feira (24) teve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, além da determinação de sequestro de valores
Um estelionato que envolveu o uso de dados de uma empresa catarinense, resultou em uma apropriação de R$ 107 mil, é investigado pela Polícia Federal (PF). A operação deflagrada nesta segunda-feira (24) teve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, além da determinação de sequestro de valores, em Laguna.
De acordo com a PF, o crime ocorreu em janeiro e maio de 2022, quando uma pessoa solicitou restituição de valores à Receita Federal, inserindo dados falsos em declarações de retificação de Imposto de Renda. A ação gerou restituições tributárias em nome de uma empresa de móveis da cidade de Concórdia, no Oeste do Estado, que foram creditadas na conta do suspeito.
A empresa lesada sofreu graves consequências, como declarações fiscais descaracterizadas pelo Fisco e exclusão no sistema de tributação simplificada (SIMPLES).
Investigação
A investigação iniciou em março de 2023, e na Operação Balbúrdia, deflagrada na manhã desta segunda-feira (24) foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal em Laguna. Ainda foi determinado o sequestro de valores do investigado.
O responsável pelo delito poderá responder por estelionato qualificado, com pena de um a cinco anos de reclusão. A pena deve ter o aumento de um terço do tempo, pelo crime ter sido cometido contra uma entidade de direito público.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp