A capacitação de 25 policiais militares ocorreu nesta segunda e terça-feira (9 e 10) em Florianópolis
Representantes de todos os postos rodoviários do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), passam a estar aptos a classificar danos advindos de sinistros de trânsito, com base na Resolução 810/2020 do Conselho nacional de Trânsito (Contran). A capacitação de 25 policiais militares ocorreu nesta segunda e terça-feira (9 e 10) em Florianópolis.
Os danos são classificados em três categorias: pequena monta, que permite o retorno do veículo à circulação após reparos simples; média monta, que exige inspeção veicular e emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV); e grande monta, quando o veículo é considerado irrecuperável. E a avaliação e classificação correta desses danos são cruciais para garantir que veículos só retornem às vias em condições seguras.
Agora, as informações serão encaminhadas imediatamente após o atendimento da ocorrência para o Renavan do veículo, via DetranNet, para o cadastro do veículo junto ao Detran. Posteriormente, com os reparos já realizados, o proprietário poderá realizar a vistoria para tentar dar baixa nos danos cadastrados.
As instruções foram promovidas pelo CPMRv, com a parceria da Associação Catarinense de Organismos de Inspeção (ACOI) e da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos de Santa Catarina (ABEMEC-SC). A capacitação foi realizada em duas etapas. No primeiro dia ocorreu a fase teórica, na sede do CPMRv, na Capital, e no segundo dia a fase prática, no pátio da empresa Sinasc, em Palhoça, com a presença de representantes da ACOI.