A iniciativa foi apresentada pela vereadora presidente da Casa Legislativa, Bia Alves, e pela vereadora Heloísa Cardoso
Aprovado nesta segunda-feira (26), no plenário da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo o Projeto de Lei (PL) 013/2023, de autoria da vereadora presidente Bia Alves e da vereadora Heloísa Cardoso, que institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiência oculta na cidade termelétrica. O colar, é uma fita estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com figuras de girassóis.
O PL deve seguir para o Executivo Municipal para ser sancionado. "Estamos aqui para ajudar. Após a sanção devemos capacitar os funcionários do setor público e realizar palestras no setor privado, para entender a importância do uso do colar e fazer valer a Lei Federal de preferência para as pessoas com deficiencia", enfatiza Bia.
De acordo com Heloísa, o colar beneficiará diversas pessoas do município, tanto no âmbito público quanto privado. A normativa aprovada na Casa Legislativa pontua que pessoas com deficiências ocultas, como autismo, doenças de Crohn e outros transtornos, em geral, têm dificuldades de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensões e nervosismo. Nem sempre esses comportamentos são compreendidos por quem está perto.
As deficiências ocultas são aquelas que não são percebidas em um primeiro momento. É o caso da surdez, do autismo e das deficiências cognitivas, entre outras. A fita com desenhos de girassóis já é usada como símbolo para deficiências ocultas em vários países e em alguns municípios brasileiros.