Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
17 °C
POLÍTICA

Mensageiro:Deyvison de Souza e Vicente Costa passam por audiências nos próximos dias

Depoimentos de testemunhas e réus ocorrem em diferentes cidades no período de uma semana

Tubarão, 14/09/2023 15h01 | Atualizada em 14/09/2023 15h15 | Por: Redação | Fonte: NSC Total
Foto Extra SC

Quatro prefeitos presos na Operação Mensageiro, que investiga suposto pagamento de propina em troca de vantagens em contratos de coleta de lixo em cidades de Santa Catarina, passam por audiências na Justiça nos próximos dias, em um período de pouco mais de uma semana.

O primeiro caso é o do ex-prefeito Deyvisonn de Souza (MDB), de Pescaria Brava, no Sul do Estado. O processo contra ele tem audiências marcadas para esta quinta-feira (14), às 14h, na sede do Fórum de Laguna, no Sul do Estado. Deyvisonn renunciou ao mandato há pouco mais de dois meses e, com isso, a ação contra ele no âmbito da Operação Mensageiro foi remetido para o juiz local.

Além de Deyvisonn, devem ser ouvidos nesta quinta-feira os outros acusados dos fatos relacionados a Pescaria Brava, o que inclui representantes da empresa Serrana Engenharia, pivô da operação. Os réus devem prestar depoimento de forma virtual, a partir de salas dos presídios de Criciúma e Joinville, onde estão detidos. A ação contra este grupo tramita na comarca de Laguna.

O segundo prefeito investigado na Mensageiro que passará por audiência nos próximos dias é Vicente Corrêa Costa (PL), de Capivari de Baixo, também no Sul do Estado. Os depoimentos dele e dos outros réus da ação sobre os fatos ocorridos na cidade e investigados na operação estão marcados para a próxima segunda-feira (18), às 8h, no fórum de Capivari de Baixo. Neste caso, a audiência deve ocorrer de forma presencial, mas parte dos investigados também deve depor por videoconferência. Vicente Corrêa Costa renunciou ao cargo no dia 18 de julho e também passou a ter o processo analisado em primeiro grau.

Mais audiências na próxima semana

A próxima semana ainda terá audiências em outros dois processos da Operação Mensageiro. Trata-se das ações sobre fatos investigados nas cidades de Balneário Barra do Sul e Ibirama.

Os depoimentos do ex-prefeito de Balneário Barra do Sul, Antônio Rodrigues (PP), e de representantes da empresa Serrana estão marcados para a quarta-feira (20). Os réus devem ser ouvidos após as audiências com testemunhas de acusação e de defesa, que começam um dia antes, na terça-feira (19). Antônio Rodrigues deve prestar depoimento por videoconferência, em uma sala do presídio de Brusque, onde está detido. Ele teve o mandato considerado extinto pelo Legislativo em 19 de junho.

No caso de Ibirama, as audiências foram marcadas pela Justiça para quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22) da próxima semana. Segundo a decisão que agendou os encontros, o prefeito preso, Adriano Poffo (MDB), e os outros réus da ação devem ser ouvidos somente ao final dos depoimentos, já na sexta-feira, no fórum de Ibirama. Adriano é o único dos quatro prefeitos a serem ouvidos nos próximos dias que permanece no cargo.

A audiência deste caso estava originalmente prevista para o dia 29 de agosto, mas foi remarcada após novas informações no processo.

As audiências são consideradas importantes porque são o momento em que as testemunhas de defesa, de acusação e os réus são ouvidos pela Justiça durante a apuração dos fatos. Depois das audiências, em geral, a Justiça abre prazo para manifestações da defesa dos réus e do Ministério Público, para posteriormente definir uma data para o julgamento dos casos.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!