Presidente afirmou que não gosta de dar "palpite" em assuntos que são de outro Poder, caso do Legislativo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (11) que não gosta de dar "palpite" em assuntos que são de outro Poder, caso do Legislativo, mas que vai avaliar a possibilidade de vetar o PL da Dosimetria, caso o texto seja aprovado pelo Congresso Nacional.
O petista deu a declaração ao ser questionado sobre a proposta já aprovada pela Câmara e que aguarda a análise do Senado. "O Congresso Nacional está discutindo, agora vai para o Senado, sabe? Vamos ver o que vai acontecer. Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Então, agora, é o seguinte, deixa o Poder Legislativo se manifestar. Quando chegar na mesa do Poder Executivo, eu vou tomar minha decisão", afirmou o presidente.
O texto em debate no Congresso Nacional é uma alternativa ao PL da Anistia, que perdoava penas de condenados por atos golpistas. A proposta foi reformulada na Câmara e não prevê mais anistia, mas a redução de penas para os condenados, inclusive para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pode ter o tempo de prisão reduzido a 2 anos e 4 meses.