Quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Tubarão
28 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
28 °C
14 °C
POLÍTICA

Javier Milei toma posse como presidente da Argentina

Em primeiro discurso como chefe do executivo, Milei disse que 'nenhum governo recebeu situação pior' e que situação irá piorar antes de melhorar.

Buenos Aires - ARG, 10/12/2023 21h37 | Atualizada em 10/12/2023 21h52 | Por: Redação | Fonte: G1

Javier Milei tomou posse como presidente da Argentina no final da manhã deste domingo (10). Após os ritos institucionais de passagem de governo no plenário do Congresso, ele quebrou o protocolo e não discursou para os parlamentares, mas na área externa, para a população.

A posse de Milei teve:

  • Discurso com foco na situação econômica e ajuste fiscal duro
  • Cristina Kirchner fazendo gesto obsceno
  • Ritual de passagem com troca de faixa e bastão
  • Nomes da direita mundial presentes

Em seu primeiro discurso como chefe do executivo, Milei disse que "nenhum governo recebeu uma situação pior do que estamos recebendo", e destacou os números da inflação e da pobreza do país.

A principal tônica do discurso se concentrou na parte econômica. Ele foi direto: "não há dinheiro".

Milei disse diversas vezes que o ajuste fiscal será duro. "A única possibilidade é o ajuste organizado e que entre com toda sua força sobre o estado e não sobre o setor privado".

"Sabemos que a curto prazo a situação vai piorar, mas depois veremos os frutos do nosso esforço".

O novo presidente encerrou o discurso gritando "Viva a libertad, carajo!". O termo, usado com frequência por Milei, tem conotação menos pesada na Argentina do que no Brasil, mas ainda assim não é considerado de bom tom.

Dedo do meio de Cristina

Ao chegar ao Congresso para a cerimônia de Milei como novo presidente da Argentina, a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, fez um gesto obsceno com a mão direita. Um vídeo mostrado pelo canal Todo Notícias mostra o momento em Cristina é insultada por uma pessoa não identificada e responde levantando o dedo do meio.

Passagem de faixa e bastão

No final da manhã, às 11h20, Milei foi declarado presidente da Argentina pelo Congresso Nacional, antes mesmo de chegar ao local.

No caminho para o Congresso, um dos populares que acompanhava o cortejo do presidente argentino atirou um objeto em direção ao carro que o levava para a posse.

Ao chegar à cerimônia de posse, Milei assinou um livro de presenças, e, na sequência, fez um juramento. "Juro por estes santos evangelhos desempenhar com patriotismo o cargo de presidente da Argentina e observar fielmente o que determina a constituição da Argentina".

O então presidente Alberto Fernandez passou a faixa presidencial para Milei e também o bastão, símbolo de poder e tradicional na liturgia de passagem de governo argentina.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acompanhou a cerimônia e foi um dos primeiros a cumprimentar Javier Milei logo após o ultraliberal tomar posse como presidente da Argentina. Os dois se abraçaram no Congresso.

Outro chefe de governo que acompanhou a posse foi o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, também acompanhou o evento. Ele foi para a Argentina acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; Jorginho Mello, governador de Santa Catarina e Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo (esq); ex-presidente Jair Bolsonaro; Jorginho Mello, governador de Santa Catarina e Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro (dir.). — Foto: Reprodução/redes sociais.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo (esq); ex-presidente Jair Bolsonaro; Jorginho Mello, governador de Santa Catarina e Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro (dir.). — Foto: Reprodução/redes sociais.
TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!