Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
17 °C
POLÍTICA

Deputado federal Márcio Jerry é absolvido de acusação de assédio feita por Júlia Zanatta

'Ficará marcado na história', afirma a deputada federal

Brasília, 29/09/2023 09h28 | Atualizada em 29/09/2023 09h29 | Por: Redação | Fonte: Portal Engeplus

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou o relatório que absolve o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA). Em abril deste ano, numa reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Jerry aproximou-se por trás da deputada Julia Zanatta (PL-SC) e disse “pelo menos 40 anos de mandato” próximo ao seu ouvido, se referindo à deputada Lídice da Mata (PSB-BA), motivo da discussão naquele momento.

À época, Júlia Zanatta usou as redes sociais para fazer a denúncia contra o deputado federal. A criciumense acusou o companheiro de Câmara de Deputados de cometer assédio com a atitude. A denúncia foi publicada nas redes sociais no dia 12 de abril. A representação foi apresentada pelo Partido Liberal dois dias depois, junto com declaração da deputada de que nunca havia dado liberdade ao deputado maranhense, nem o conhecia. A imagem e o vídeo da cena foram usados para sustentar a denúncia.

O relator do processo, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), votou pela absolvição de Marcio Jerry. O parecer do deputado foi aprovado por 10 votos a 5. Ele deixou uma mensagem ao deputado. “Márcio, às vezes o 'ceder' ou o 'abaixar a cabeça e pedir uma desculpa' não é falta de hombridade, às vezes é você poder reconhecer que foi um erro e não gerar um estopim político e levar ao Conselho de Ética”, disse Maia.

”Ficará marcado na história”, diz Júlia Zanatta sobre decisão do Conselho de Ética

A deputada Julia Zanatta se pronunciou após a decisão do Conselho de Ética, destacando que o episódio "ficará marcado na história". Além disso, ela também emitiu uma nota oficial afirmando que as deputadas do Partido Comunista do Brasil, Jandira Feghali e Alice Portugal, apoiadoras da absolvição do parlamentar, foram gravadas acusando Zanatta de ser “fascista”.

A deputada catarinense registrou nas suas redes sociais uma mensagem sobre o assunto. “É a hipocrisia da esquerda mais uma vez sendo escancarada. A cena absurda do deputado comunista Jerry desrespeitando uma mulher de direita não será esquecida. Cada vez que as feministas de ocasião acusarem um deputado de violência de gênero lembraremos esse caso”, ressaltou Júlia Zanatta. 

Na reunião do Conselho, o deputado Marcio Jerry afirmou que nada do que houve em seu comportamento caracteriza importunação sexual ou violência política de gênero, mas pediu desculpas à deputada. “Eu já pedi e reitero à senhora pedido de desculpas pelo que isso gerou, porque a repercussão que isso tem gerou problemas para a senhora, claro, como gerou a mim também”, disse Jerry.

“Sinteticamente, reafirmo minha convicção absoluta de não ter tido intenção nenhuma, naquela abordagem, de ofender a senhora deputada. O que fiz naquele debate foi para defender a deputada Lídice da Mata.”

A conduta do deputado Marcio Jerry ainda segue sendo investigada pelo MPF, por iniciativa do núcleo de Prevenção e Combate à Violência de Gênero, pela prática do crime previsto no art. 326 B do Código Eleitoral.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!