Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Tubarão
27 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
14 °C
POLÍTICA

“Tubarão é meu paraíso”, confessa Ritinha

***

17/05/2022 14h00 | Por: Redação

Suplente de vereador, a enfermeira conta sua história com a Cidade Azul, onde nasceu, cresceu, formou sua família e se desenvolveu profissionalmente.

Rita de Cássia Schmitz Mendes de Oliveira, popular e carinhosamente chamada de Ritinha, é natural de Tubarão e foi aqui que seus pais deram início à família. Foi depois da histórica enchente de 1974 que o pai, de Gravatal, e a mãe, de Jaguaruna, se encontraram e se apaixonaram, enquanto trabalhavam como voluntários na assistência dos feridos, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Em seguida, ambos foram contratados como profissionais de saúde. Coincidência ou não, Ritinha seguiu os passos dos pais e hoje é enfermeira no município.

“Eu vejo a cidade de Tubarão como a grande responsável pela minha existência e sabedoria, pelo meu comprometimento, pela minha vida”, relata.

Até os oito meses de vida, ela e os pais moraram no bairro de Oficinas. Depois, morou algum tempo na cidade-natal dos avós paternos, mas retornou par Tubarão, instalando-se no bairro São Martinho, onde vive até hoje.

“Aqui me criei, me formei, estudei sempre na escola da comunidade, conheci meu esposo, com quem estou casada há 25 anos e tive meus filhos. Tubarão ajudou a formar meu caráter, me deu amigos, família e minha profissão. Fui sempre muito bem acolhida profissionalmente. No Hospital, trabalhei durante 14 anos. Lá vi, vivi, conheci e aprendi muito, principalmente dessa área, que nos ensina tanto. Minha vida profissional me ensina a ouvir as pessoas, amar, respeitar e cuidar de todos. Resumindo: Tubarão é meu paraíso, meu lar, onde gosto de estar e quero viver por muito tempo”, declara.

A chegada dos 152 anos da Cidade Azul traz algumas reflexões para Ritinha, que, no meio do caminho, entrou, também, para a política. Viver em Tubarão desde a infância faz com que ela veja o quanto cresceu e evoluiu. Sem muito pensar, o grande destaque que a enfermeira dá à cidade é o HNSC. “Vi muito sua evolução, o quanto vem crescendo. Somos referencia em tantas especialidades… Toda a parte da saúde municipal também se desenvolveu muito. Algo que me admira muito na cidade é sua forma de organização e inovação. Isso me orgulha muito, ver o quanto estamos melhorando em todos os aspectos. Não é a toa que somos referência na Amurel, somos o coração da região”, acrescenta.

Tubarão: povo de coração imenso

Outro ponto que, segundo Ritinha, merece destaque é a solidariedade da população tubaronense. “Conheço e convivo com alguns projetos sociais e vejo o quanto isso colabora para o crescimento da cidade, garantindo direitos a todos os cidadãos. Conseguimos sobreviver a momentos difíceis com muita garra e muita luta, além do respeito e auxílio aos que mais necessitam. Mesmo com tantas dificuldades já enfrentadas, nos reerguemos e estamos aqui”, salienta.

Quando questionada das memórias mais especiais com Tubarão, ela conseguiria fazer uma lista. Família, formação e atuação na Saúde do município são os três primeiros destaques

. “Não tem nada mais marcante que cuidar do outro. Eu costumo dizer que a cidade me escolheu para ser profissional da Saúde. Quando adolescente, eu queria ser professora, cheguei a fazer magistério. Mas trabalhando em uma instituição de serviços de saúde, tive a oportunidade de fazer o curso de Auxiliar de Enfermagem no HNSC. Ali, começou a fortalecer meu vínculo com os atendimentos do município. Isso me faz crescer a cada dia. Cada assistência, cada abraço, cada paciente atendido… Eu vejo o quanto isso é uma oportunidade de eu crescer espiritualmente, porque as pessoas precisam da gente e sei que Tubarão precisa de mim”, admite.

Essa sensação se fortaleceu ainda mais quando, na pandemia, atuou na linha de frente, sendo, inclusive, voluntária no hospital, ajudando colegas que estavam cansados ou doentes. “Quando me perguntam o que eu seria se não fosse enfermeira, eu não sei responder. Seria enfermeira novamente - e aqui em Tubarão”, brinca.

Na política, uma forma de transformação

Filiada ao PSD, Ritinha conquistou, em 2020, 1.004 votos e ficou como suplente de vereador. Com Nilton de Campos na presidência da Câmara de Tubarão, ela ocupou uma cadeira no Legislativo até o fim do ano passado. O esperado seria que, por ser da área da Saúde, a enfermeira lutasse apenas por esta causa. Porém, ela se desafiou e foi além do que muitos imaginaram. “Eu entrei para a política representando as necessidades de algumas comunidades, não somente de uma, como é o caso do Caruru. A Ritinha conhece essa realidade desde a infância, saía do São Martinho para pegar os avós no Sertão dos Medeiros pela estrada do Caruru. Quando comecei a namorar com o Célio, ele também era de lá. Comecei a conhecê-la mais a fundo e por sempre estar presente na comunidade, ativa nas orientações, ela presenteou meu esposo, em 2018, para ser presidente do subdiretório. A população solicitou um levantamento das necessidades, para apresentarmos aos candidatos. Pela minha qualificação, fui escolhida. Fizemos um grupo de amigos, para fazer isso (quantidade de moradores, problemas, prioridades, etc.). O maior problema era a saúde, visto que metade da população era atendida em São Martinho e a outra, na Guarda”, relembra. Somados a isso, outros obstáculos: infraestrutura, em especial da estrada, e a questão da água.

Foi assim que começaram os convites para que Ritinha se candidatasse a vereadora, ainda em 2012.

“Sempre me colocaram como representante da área da saúde e eu não deixo de ser. Tem muitos pontos que crescemos, mas outros muitos que precisamos melhorar. Porém, para ser político precisa compreender muito mais que apenas um segmento, pois representamos a cidade como um todo. Por mais que não sejamos especialistas em tudo, o vereador tem que saber da necessidade da população. O que mais me apaixona é mediar a relação entre comunidade e legislativo”, afirma.

Embora não tenha sido eleita oficialmente, ela admite que toda a sua trajetória contribuiu muito, tanto para sua própria vida como para Tubarão, sempre entregando seu melhor. “Acredito, sim, que sou uma política que representa muito os profissionais da saúde e os servidores públicos, mas ainda tenho muito para fazer”, finaliza.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!