Quando um município sai da lista prioritária significa que a população tem acesso ao Cadastro Único e acesso mais adequado às políticas públicas relacionadas
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Benefícios, Transferência de Renda e Programas (Geben), conseguiu reduzir o número de municípios com dificuldade na execução de programas sociais como o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família. O total caiu de 73, em 2024, para 21, em 2025.
Para melhorar a gestão nestas cidades os profissionais da SAS intensificaram o apoio técnico aos Municípios Prioritários, os chamados MUPs, para que eles conseguissem superar as dificuldades.
“Durante todo o ano passado a SAS intensificou as atividades de apoio técnico para estes 73 municípios e focou nas vulnerabilidades identificadas para qualificar as ações que envolvem o Cadastro Único e a superação dessas fragilidades. A redução destes números reflete o comprometimento da equipe e a qualidade do trabalho desenvolvido”, disse a gerente de Benefícios, Transferência de Renda e Programas (Geben), Sabrina Gomes Cerva.
Ela explica ainda que quando um município sai da lista prioritária significa que a população tem acesso ao Cadastro Único e acesso mais adequado às políticas públicas relacionadas.
Municípios Prioritários
Os Municípios Prioritários (MUPs) são selecionados a partir dos indicadores de desempenho elaborados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A seleção é baseada em indicadores como a Taxa de Atualização Cadastral; Taxa de Acompanhamento da Frequência Escolar; Taxa de Acompanhamento da Agenda de Saúde; Capacidade de Gestão de Benefícios, entre outros.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp