Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Tubarão
26 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
15 °C
GERAL

Saiba como funciona o descarte adequado de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias

O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se forem amassadas ou estourarem poderá causar vazamento de um líquido tóxico

Capivari de Baixo - SC, 11/10/2024 18h00 | Atualizada em 11/10/2024 17h41 | Por: Redação

O descarte correto de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias não libera espaço apenas na sua casa, mas também na natureza. Ao destinar os equipamentos antigos ou com defeito para a reciclagem os moradores de Capivari de Baixo garantem que eles serão reaproveitados, sem riscos de acabarem no meio ambiente, dessa forma evita também a contaminação da fauna, flora e garante mais saúde para a população.

No município, inúmeros locais, Pontos de Entrega Voluntária (PEV), estão aptos para receber o descarte desses resíduos e você pode realizar o procedimento de forma correta. Eletroeletrônicos, pilhas e baterias podem ser deixadas no Ginásio Municipal e no Pronto Atendimento. Nas escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e nos Estratégias Saúde da Família, são pontos de coletas para descartes de pilhas e de baterias.

O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, podem ser amassadas ou estourarem, com isso causar vazamento do líquido tóxico de seus interiores. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, o que significa que ele não se decompõe pode contaminar o solo e a água. Além disso, a reciclagem de eletroeletrônicos garante que importantes matérias-primas sejam reaproveitadas pela indústria, sem a necessidade de explorar novamente o meio ambiente em busca de importantes insumos. 

Os resíduos eletroeletrônicos podem conter substâncias químicas perigosas à saúde e ao meio ambiente, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio. Por essa razão, o descarte incorreto provoca a contaminação do solo e da água, afetando o ecossistema e a saúde das pessoas. A ação faz parte do Programa Penso Logo Destino (PLD), implantado em 2022, em Capivari de Baixo. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 3621-4400 ou 3621-4437 ou ainda pelo e-mail: meioambiente@capivaridebaixo.sc.gov.br.

O PLD foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com a adesão de 220 municípios catarinenses, entre eles Capivari de Baixo. A ação tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link:  https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytptm

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!