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Publicidade enganosa lidera ranking de reclamações do Procon SC

Foram quase 60 mil atendimentos entre janeiro e agosto deste ano no estado

20/09/2024 16h10 | Atualizada em 20/09/2024 16h24 | Por: Redação

Entre janeiro e agosto deste ano, o Procon-SC realizou um total de 59.282 atendimentos, entre reclamações, denúncias e consultas. O maior número de reclamações foram de ofertas que não foram cumpridas. Em segundo lugar no ranking foram questões ligadas a falta ou demoraa na entrega do produto.

Abaixo o ranking com as principais queixas dos consumidores registradas nos oito primeiros meses deste ano e o número de reclamações recorrentes de cada ponto. Confira:

1 – Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 1.478

2 – Não entrega / demora na entrega do produto: 982

3 – Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905

4 – Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 708

5 – Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos / não informados: 644

6 – Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado: 575

7 – SAC – Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo: 569

8 – Produto danificado / não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515

9 – Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386

10 – Dificuldade de contato / demora no atendimento: 330

11 – Produto danificado / não funciona – Falta de assistência técnica /falta de informações sobre assistência: 284

12 – Renegociação / parcelamento de dívida: 240

13 – Dificuldade de cancelamento / eliminação de dados / revogação do consentimento: 179

14 – Cobrança em duplicidade / Cobrança referente a pagamento já efetuado: 176

15 – Produto entregue incompleto / diferente do pedido: 171

 

Caso o consumidor tenha passado pelas situações descritas acima, entre em contato com o Procon SC. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo site ou presencialmente. Além disso, o contato pode ser feito também via Zap Denúncia pelo telefone (48) 3665-9057, este serviço via aplicativo WhatsApp atende apenas denúncias. Vale ressaltar que o número 151 também pode ser utilizado gratuitamente para tirar dúvidas e orientações.
 

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