Tráfego de veículos pesados, apesar da proibição, pioraram o problema.
A ponte da represa de Braço do Norte foi interditada após o agravamento das fissuras estruturais já identificadas anteriormente pela Defesa Civil Municipal. O fechamento permanece por tempo indeterminado.
Além das fortes chuvas das últimas semanas, que aumentaram o risco, motoristas continuaram trafegando com veículos pesados pelo local, mesmo com sinalização de proibição, que inclusive foi instalada e posteriormente furtada, dificultando o controle e orientação no trecho.
O engenheiro civil Richard Tramontin, responsável técnico que acompanha o processo, destaca a necessidade de rigor e atenção total neste momento. “Com a alteração do curso do rio para execução da nova ponte de concreto armado, houve movimentação da estrutura da ponte baixa existente. Somado às chuvas e ao tráfego indevido de veículos pesados, a estrutura chegou ao seu limite. Agora é uma questão de preservar vidas, e não há mais condições de passagem”, alerta.
O coordenador da Defesa Civil, Fernando Longuinho, ressalta a importância da conscientização dos motoristas. “Entendemos que a medida afeta diretamente a comunidade, mas se faz necessária. Intensificaremos a fiscalização no trecho para que ninguém descumpra a determinação”, avisa.