Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Tubarão
29 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
19 °C
GERAL

Número de tornados cresce no Brasil, e Sul concentra maior risco, apontam especialistas

Especialistas alertam para a necessidade de maior investimento em previsão e monitoramento.

10/11/2025 14h30 | Por: Redação

O número de tornados registrados no Brasil vem aumentando nos últimos anos. Especialistas afirmam que a região Sul do país reúne condições atmosféricas favoráveis à formação de tempestades severas e alertam para a necessidade de maior investimento em previsão e monitoramento. 

"O tornado é uma coluna giratória, que desce da base de uma nuvem de tempestade, e ele vai durar tipicamente 10, 15 minutos, mas com altíssimo poder destrutivo", explica Ernani Lima, especialista em tornados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

A região Sul reúne uma combinação específica de massas de ar quente e úmida vinda da Amazônia e ar frio e seco vindo da Argentina, o que favorece tempestades rotativas.

Segundo o especialista, a primavera é um período comum para que isso aconteça. "Nossa área é talvez o segundo maior corredor de tornados do mundo em termos de extensão, pelo menos. Então, sim, é comum que isso aconteça aqui e é comum que seja nessa época do ano. Nós estamos na primavera, que é uma situação onde a umidade e o ar quente está aumentando, mas nós ainda retemos os ventos intensos que são típicos do inverno".

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!