Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Tubarão
29 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
19 °C
GERAL

Hospital de Tubarão recebe visita técnica do Ministério da Saúde

Objetivo foi verificar as medidas tomadas para prevenção e eliminação de alguns vírus.

Tubarão, 01/08/2024 07h00 | Por: Redação | Fonte: HNSC
Foto: Reprodução

O Hospital Nossa Senhora da Conceição recebeu nesta semana a visita técnica da Equipe Nacional de Validação (ENV), que iniciou um trabalho de campo para validação da solicitação de Certificação da Eliminação e/ou Selos de Boas Práticas da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatite B em municípios com mais de 100 mil habitantes, como Tubarão.

Atividade é não somente para validação das informações recebidas dos municípios candidatos à certificação, como também proporcionar a troca de conhecimentos e experiências sobre as boas práticas voltadas à eliminação da transmissão vertical no Brasil.

Na ocasião, os auditores do Ministério da Saúde avaliaram as medidas tomadas para a prevenção da eliminação da transmissão vertical destas doenças na Maternidade, percorrendo o atendimento da gestante/puérpera. Durante a visita, eles realizaram entrevistas no setor, assim como entrevistaram os profissionais envolvidos no programa de atenção as mulheres vítimas de violência (Equipe Abrace).

A ENV também realizou a entrevista com a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, com o objetivo de avaliar os processos implantados no HNSC frente aos agravos de Sífilis, Hepatite B e HIV, assim como a realização das notificações compulsórias e interação com a Vigilância Epidemiológica do município de Tubarão.

A equipe responsável pelas visitas aos municípios é composta por membros da Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGIST) e demais áreas do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis - DATHI, além de especialistas voluntários dos eixos de Vigilância; Capacidade Diagnóstica; Programas e Serviços; e, Direitos Humanos e Participação da Comunidade. Durante a ida a campo, são colhidas informações que subsidiam a elaboração de relatórios que, em seguida, serão analisados pela Comissão Nacional da Validação. Após revisão e análise, a Comissão julgará o pleito, deferindo ou indeferindo a certificação.

A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV foi instituída em 2017. Em 2021, houve a expansão para a certificação para a sífilis e a possibilidade de certificação por meio do Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou sífilis. Este ano, foi a vez de incluir a hepatite B e a doença de Chagas no rol de doenças e infecções abrangidas pela ação, com desenvolvimento de iniciativas pilotos. Para o próximo ano, é prevista a inclusão do HTLV no processo.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!