Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Tubarão
26 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
15 °C
GERAL

Fazenda apresenta as oportunidades de negócios de Santa Catarina para investidores e startups

Hoje, a tecnologia representa 7,5% do PIB de SC, que é o 1º no Brasil em número de startups

Santa Catarina, 17/10/2024 18h00 | Atualizada em 17/10/2024 18h48 | Por: Redação

Com os maiores indicadores econômicos e sociais do Brasil, líder em inovação na região Sul e reconhecida pela criação e expansão dos pólos tecnológicos, Santa Catarina é um dos Estados mais atrativos para investidores em startups. As oportunidades de negócio diante do atual cenário macroeconômico e o papel do Governo do Estado no desenvolvimento deste ecossistema marcaram a participação da Secretaria de Estado da Fazenda no Invisto Network, realizado nesta quinta-feira, 17, em Florianópolis.

A programação reuniu cerca de 70 investidores e empreendedores do Sul do país no Passeio Sapiens. Um dos painelistas da abertura, o secretário Cleverson Siewert (Fazenda) falou dos indicadores que fazem de Santa Catarina um estado protagonista, destacou a diversidade econômica, as oportunidades e os desafios que envolvem o crescimento dos negócios e da economia. 

Entre os recados aos investidores e startups, Cleverson Siewert reforçou que o desenvolvimento tecnológico é uma das prioridades do governador Jorginho Mello, que ao assumir o Governo do Estado criou a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação para dialogar e pensar em políticas públicas voltadas ao ecossistema.

Hoje, a tecnologia representa 7,5% do PIB de SC, que é o 1º no Brasil em número de startups. Mas pode ir além, a exemplo de Israel, que se reinventou e tornou-se referência em inovação e tecnologia para o mundo. 

“Santa Catarina é muito parecida com Israel neste aspecto: temos desafios climáticos, escassez de recursos do Governo Federal, não temos petróleo nem mineral. Mas, a exemplo de Israel, Santa Catarina faz por si mesma, está se transformando com seus pólos tecnológicos”, disse o secretário. 

A tecnologia é hoje uma das matrizes econômicas de Santa Catarina, mas o secretário defende que se pense em novos modelos para os próximos 40 anos, o que passa pela criação de políticas públicas e parcerias que projetem o ecossistema tecnológico no futuro. Na avaliação dele, a internet tem papel importante nesse processo, considerando a transformação que promoveu no mundo e nos negócios, mudando vidas. “Saímos do offline para o online e hoje nenhum segmento econômico, público ou privado, pode ficar fora desse mundo digital”, analisou. 

O secretário vê no crescimento populacional das cidades uma oportunidade para a tecnologia. Hoje, as cidades concentram 50% da população. Daqui a 40 anos, terão 70%, o que deve exigir um aumento generoso na capacidade urbana, no número de hospitais e estradas. “Imaginem a oportunidade e o que teremos que fazer em termos de tecnologia? As cidades certamente vão fazer parte da nossa próxima revolução”, disse.

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link:  https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!